A Escola Municipal Emílio Paulo Roberto Hardt localiza-se na Vila Canela, à margem esquerda da BR 101, sentido sul-norte, logo após o Distrito de Pirabeiraba, a 15 quilômetros do Centro da cidade. A rua onde está situada recebe o nome do patrono da escola, cujo o terreno para construção da mesma foi doado por seu filho mais novo, Leonardo.
A escola foi fundada em 22 de fevereiro de 1985, atendendo do pré a 4ª série do Ensino Fundamental, com a denominação de Grupo Escolar Emílio Paulo Roberto Hardt. Em 1998 foi municipalizada e em 2000 foram implantadas turmas de 5ª a 8ª série, bem como o ensino modularizado de jovens e adultos (EJA), sendo conhecida como Escola Municipal Emílio Paulo Roberto Hardt.
O iniciou de suas atividades deu-se em 1985 como escola estadual e sua estrutura física era pequena: apenas quatro salas de aula, secretaria e cozinha. Permaneceu assim até o ano de 1998, quando foi municipalizada. Em 2000 passou pela primeira reforma, recebendo então a quadra de esportes, mais duas salas de aula, ampliação da cozinha e foi construído o depósito de gás.
No ano de 2003 sua estrutura física passou por total reformulação, tornando-se uma escola ampla, com espaços específicos e equipados para sala de informática, biblioteca, secretaria, setor administrativo, cozinha, depósito de merenda, seis novas salas de aula e pátio coberto.
Em 2006 foi implantado o laboratório de informática, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Associação de Pais e Professores, Docol e Granja Canela.
Nossa escola mantem-se com recursos da Prefeitura Municipal de Joinville, da Associação de Pais e Professores, doação da empresa Docol (que apadrinhou a escola), do patrono da biblioteca Taury Rocha Ramos e FNDE.